Planalto e Congresso já tratam André Fufuca como novo ministro de Lula

 


André Fufuca (PP), deputado federal maranhense, já está sendo tratado no Congresso Nacional e no Palácio do Planalto como o novo ministro do governo Lula. Informações da Folha de São Paulo.

O presidente Lula (PT) planeja encontros na próxima semana com dirigentes e lideranças do PP e do Partido Republicanos para avançar nas trocas na Esplanada dos Ministérios e considerar a nomeação desses partidos para o primeiro escalão do governo.

O ministro Alexandre Padilha (Secretario de Relações Institucionais) telefonou esta semana aos líderes partidários da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) e André Fufuca (PP-MA) para informar sobre a intenção de Lula de realizar essas conversas.

Hoje, Lula tem uma base de apoio frágil e insuficiente no Congresso, enquanto o PP e o Republicanos fizeram parte do apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O Planalto e os parlamentares estão confiantes na indicação de Fufuca e do deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) como ministros. Mas ainda não há consenso sobre quais pastas eles levam.

Segundo relatos, isso só será definido em reuniões com Lula - a função dele é bater o martelo sobre os ministérios. Segundo um assessor de Lula, o presidente tomará uma decisão "olhando os possíveis ministros nos olhos". Lula também quer se encontrar com o presidente do Republicanos.

As prováveis ​​indicações de Fufuca e Silvio Costa se enquadram na chamada cota pessoal de Lula, dizem interlocutores de Lula. Isso porque os partidos políticos ainda devem seguir o princípio de que são essencialmente independentes, sem a obrigatoriedade de votar sempre em bloco na agenda do governo.

Assessores presidenciais dizem que é comum que Lula se encontre com os líderes do partido antes selar a entrada de legendas no governo.

Na terça-feira (25), Padilha se encontrou com Lula no Palácio do Planalto para traçar possíveis cenários de mudança na Esplanada.

O PP visa o desenvolvimento social comandado por Wellington Dias (PT) e o Republicanos, Ministério do Esporte comandado pela ex-atleta Ana Moser. A possibilidade de transferir a pasta social para o centrão está em jogo, mas o Bolsa Família - uma marca do governo do PT - será retirado de seu ambiente.

A possibilidade de reorganizar os ministérios não estão excluída. Segundo assessores do palácio, a única pasta efetivamente protegida é a Saúde.

 

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Chico Museu e o reporte matuto Antônio Rufino não trabalham juntos, mas ambos têm em comum a paixão pelo sertão nordestino

MULHER É PRESA SUSPEITA DE ENVOLVIMENTO NO SEQUESTRO E HOMICÍDIO DO PRÓPRIO COMPANHEIRO EM ALTO ALEGRE DO MARANHÃO

UMA FAKE NEWS ESTÁ SENDO IMPLANTADA NAS REDES SOCIAIS, EM QUE REMY ESTARIA DISPOSTO A IR PARA A OPOSIÇÃO E SER VICE DE RAIMUNDINHO DA AUDIOLAR